Usando a tecnologia para fazer um mundo melhor
Di Grassi tem se destacado internacionalmente por sua postura no âmbito da sustentabilidade e tecnologia, usando o esporte e o interesse da indústria para essa transformação.
O maior ídolo de Lucas não é alguém do automobilismo. São dois: Leonardo da Vinci e Elon Musk (criador da Tesla, empresa que está revolucionando a indústria automobilística). O nome de seu filho, inclusive, é uma homenagem a Da Vinci.
Apaixonado pela tecnologia, Lucas também é autodidata e procura utilizar essa paixão para criar ferramentas e ações que ajudem a sociedade.
Aos 20 anos e já na carreira de piloto profissional, criou o site bilíngue Motorista Inteligente (Smart Driver), cuja meta era ensinar as pessoas a dirigir poluindo menos. É a personalidade brasileira que mais defende internacionalmente a transformação dos carros em veículos elétricos, a principal maneira de retirar a poluição das cidades (onde as pessoas moram e, logicamente, respiram), algo que causa cerca de 4 milhões de mortes anuais segundo a ONU.
Em 2016 levou um carro de corridas para acelerar na calota polar ártica. O objetivo era chamar a atenção para a aceleração do derretimento do gelo e o consequente aquecimento global. Foi uma grande aventura. Em agosto de 2020, um estudo revelou que a calota gelada da Groelândia não deve mais voltar aos níveis normais.
A ação acima e suas várias outras iniciativas chamaram a atenção da ONU, que o convidou para ser embaixador da entidade na causa do combate à poluição do ar. Hoje, Lucas dá palestras em todo o mundo e faz várias ações.
A partir disso Lucas passou a representar a ONU. Por exemplo, ele e a entidade participaram de um documentário no qual Lucas visita Délhi, na Índia, a cidade mais poluída do mundo, com o objetivo de expor os efeitos e dificuldades vividas pelas pessoas de baixa renda em locais de atmosfera muito poluída.
Veja abaixo alguns vídeos de iniciativas de Lucas Di Grassi.
O brasil TEM UM GRANDE POTENCIAL E PODE TAMBÉM TER UM GRANDE FUTURO.
// lucas di grassi
FÓRMULA E
Em 2012 Lucas Di Grassi foi convidado pelo espanhol Alejandro Agag para desenvolver o que hoje é o Campeonato Mundial de Fórmula E, o primeiro campeonato internacional de alto nível baseado em carros 100% elétricos. Sem qualquer tipo de referência para como ponto de partida, o projeto criou soluções inovadoras que resultaram no que mais tarde se tornaria um novo modelo de competição automobilística, influenciando as principais categorias do mundo, incluindo a Fórmula 1.
Link: https://www.fiaformulae.com/
ROBORACE
Este será o primeiro campeonato de esporte a motor a colocar lado a lado na pista carros dotados de inteligência artificial e pilotos humanos. A Roborace surgiu em 2015 e, entre 2017 e 2019, teve Lucas Di Grassi como seu principal executivo na posição de CEO. Atualmente, o brasileiro faz parte do conselho técnico. Com times formados por universidades e empresas do setor, que utilizam a mesma especificação de chassi e motor. Sua missão é desenvolver seus próprios sistemas de inteligência artificial. A Roborace já realizou dois campeonatos experimentais.
Link: https://www.roborace.com/
EXTREME E
Essa categoria abre um novo capítulo na história do off-road internacional. Utilizando carros elétricos especialmente desenvolvidos para os ralis, a Extreme E disputa suas provas em locais extremos do globo, como a Amazônia ou o Ártico, visando chamar a atenção para a degradação da natureza nestes pontos do planeta. Com Di Grassi como consultor e associado, a Extreme E abriu sua temporada em 2021 já com equipes lideradas por membros célebres, como os campeões mundiais de F-1 Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
Link: https://www.extreme-e.com/
eSC
O Electric Scooter Championship (eSC) é o primeiro campeonato internacional focado tanto no esporte quanto no incentivo à implantação da micromobilidade em todo o mundo. O campeonato de patinetes elétricos (scoorters, em inglês) projetados pela equipe Williams de F-1 vai utilizar novos equipamentos de alta performance para competir no coração das principais cidades do mundo. O eSC foi desenvolvido para tornar o esporte a motor mais acessível e sustentável. A iniciativa tem Lucas Di Grassi como sócio e embaixador mundial.
Link: https://esc.live/
EMABAIXADOR DA ONU
Em 2018 Lucas Di Grassi foi apontado como embaixador do Programa da Organização das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Di Grassi foi escolhido por sua atuação em setores que buscam o desenvolvimento da tecnologia da mobilidade limpa, além de ser considerado um porta-voz junto ao público internacional devido à bem-sucedida carreira no automobilismo. O foco do trabalho é a luta para melhora da qualidade do ar nos grandes centros. Segundo a ONU, a poluição atmosférica causa mais de 4 milhões de mortes anualmente.
Link para vídeo do documentário junto com a ONU.
ZERO SUMMIT
Com a primeira edição realizada em 2020, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Zero Summit nasceu da iniciativa de Lucas e dos empresários Rodrigo Pedroso e Carlos Pellicer. O objetivo do evento funcionar como um fórum para divulgar ideias e gerar networking entre os líderes de diversos setores, visando acelerar o processo de transição para um futuro sustentável, mas tendo como foco a inovação através da tecnologia. A edição 2021 está programada para novembro.
Link: https://zerosummit.com/home-pt.html
ESTUDO CIENTÍFICO
Em 2020 Lucas participou de um estudo que coletou informações para o aprimoramento dos sistemas de inteligência artificial (IA) que equiparão os veículos em um futuro breve, segundo expectativa da indústria mundial. Juntamente com os cientistas Shlomi Haar, Inês Rito Lima e A. Aldo Faisal, Lucas assinou o estudo utilizando sistemas de alta tecnologia para mapear as reações do piloto em situações críticas ao volante e dessa forma identificar elementos que ajudarão a IA a ser mais eficiente. O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports e no site da revista Nature, especializados em pesquisas científicas.
Link: https://www.nature.com/articles/s41598-020-68423-2
prIMEIRO CAMPEONATO DE SCOOTERs ELÉTRICOs
Considerado o mais democrático campeonato de esporte a motor do mundo, este será também o primeiro torneio internacional da modalidade, atraindo investidores e indústrias.
Documentário com a ONU: a cidade mais poluída do mundo
Em parceria com a Fórmula E e a ONU, Lucas viajou para Delhi, cidade indiana que é a mais poluída metrópole do mundo. A meta era identificar os danos produzidos pela poluição atmosférica nas camadas mais pobres da sociedade
Um carro de corrida no Polo Norte
Junto com a Fórmula E, Di Grassi encabeçou um projeto inusitado: andar com um carro da categoria na calota polar ártica. A iniciativa chamou a atenção do mundo para a aceleração do derretimento do gelo
Palestra websummit
O WebSummit é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e convidou Lucas para falar sobre o futuro dos automóveis e das corridas também.
ted talks
Em 2018 Lucas foi convidado pelo Colégio Dante Alighieri para explicar um pouco sobre como o esporte pode contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
correndo por uma razão
Em 2016 a F-E já se consolidava como um projeto visionário. Em meio às muitas novidades introduzidas, Lucas foi convidado para falar sobre o projeto: "Brigar pela vitória é melhor quando se tem um propósito"
Homem versus máquina na pista
Em 2021 Lucas foi para a pista "enfrentar" o sistema de inteligência artificial que pilota os carros da Roborace. Ainda em desenvolvimento, o sistema pilotou em alto nível. Veja como foi o desafio.
passado, presente e futuro da formula-e
Lucas Di Grassi participou da criação e desenvolvimento do Mundial de Fórmula E. Campeão em 2017, Lucas nos oferece uma interessante visão dos bastidores dessa epopeia e também uma visão realista para o futuro do esporte.
di grassi + audi
Como embaixador da ONU e campeão mundial de F-E pela Audi, Lucas trabalha para usar a tecnologia como alavanca do desenvolvimento sustentável. Um pouco disso ele explica neste vídeo.
papo técnico sobre automobilismo
"Como o automobilismo está acelerando o desenvolvimento o desenvolvimento da próxima geração de produtos automotivos" foi o tema desse painel, que teve Lucas como convidado especial.
conversa sobre futuro com a formula-e
"Lucas di Grassi pode muito bem ser o piloto mais experiente em tecnologia do automobilismo, e certamente um dos mais ocupados! O ex-campeão da Fórmula E sentou-se conosco para falar sobre praticamente tudo, desde sonhos elétricos até a realidade tecnológica."
Emoção com a Audi
“Agora que nossa jornada chega ao final na F-E, tiramos o chapéu e nos curvamos a Lucas, o campeão que sempre esteve ao nosso lado, compartilhando conosco parte de sua própria jornada épica”, diz a Audi com homenagem a Di Grassi.