Usando a tecnologia para fazer um mundo melhor

Di Grassi tem se destacado internacionalmente por sua postura no âmbito da sustentabilidade e tecnologia, usando o esporte e o interesse da indústria para essa transformação.

Título Tecnologia e Sustentabilidade

O maior ídolo de Lucas não é alguém do automobilismo. São dois: Leonardo da Vinci e Elon Musk (criador da Tesla, empresa que está revolucionando a indústria automobilística). O nome de seu filho, inclusive, é uma homenagem a Da Vinci.

Apaixonado pela tecnologia, Lucas também é autodidata e procura utilizar essa paixão para criar ferramentas e ações que ajudem a sociedade.

Aos 20 anos e já na carreira de piloto profissional, criou o site bilíngue Motorista Inteligente (Smart Driver), cuja meta era ensinar as pessoas a dirigir poluindo menos. É a personalidade brasileira que mais defende internacionalmente a transformação dos carros em veículos elétricos, a principal maneira de retirar a poluição das cidades (onde as pessoas moram e, logicamente, respiram), algo que causa cerca de 4 milhões de mortes anuais segundo a ONU.

Em 2016 levou um carro de corridas para acelerar na calota polar ártica. O objetivo era chamar a atenção para a aceleração do derretimento do gelo e o consequente aquecimento global. Foi uma grande aventura. Em agosto de 2020, um estudo revelou que a calota gelada da Groelândia não deve mais voltar aos níveis normais.

A ação acima e suas várias outras iniciativas chamaram a atenção da ONU, que o convidou para ser embaixador da entidade na causa do combate à poluição do ar. Hoje, Lucas dá palestras em todo o mundo e faz várias ações.

A partir disso Lucas passou a representar a ONU. Por exemplo, ele e a entidade participaram de um documentário no qual Lucas visita Délhi, na Índia, a cidade mais poluída do mundo, com o objetivo de expor os efeitos e dificuldades vividas pelas pessoas de baixa renda em locais de atmosfera muito poluída.

Veja abaixo alguns vídeos de iniciativas de Lucas Di Grassi. 

PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA PARA GERAR VALOR E TIRAR MILHÕES DE PESSOAS DA POBREZA.

O brasil TEM UM GRANDE POTENCIAL E PODE TAMBÉM TER UM GRANDE FUTURO.

// lucas di grassi

FÓRMULA E

Em 2012 Lucas Di Grassi foi convidado pelo espanhol Alejandro Agag para desenvolver o que hoje é o Campeonato Mundial de Fórmula E, o primeiro campeonato internacional de alto nível baseado em carros 100% elétricos. Sem qualquer tipo de referência para como ponto de partida, o projeto criou soluções inovadoras que resultaram no que mais tarde se tornaria um novo modelo de competição automobilística, influenciando as principais categorias do mundo, incluindo a Fórmula 1.

Link: https://www.fiaformulae.com/

ROBORACE

Este será o primeiro campeonato de esporte a motor a colocar lado a lado na pista carros dotados de inteligência artificial e pilotos humanos. A Roborace surgiu em 2015 e, entre 2017 e 2019, teve Lucas Di Grassi como seu principal executivo na posição de CEO. Atualmente, o brasileiro faz parte do conselho técnico. Com times formados por universidades e empresas do setor, que utilizam a mesma especificação de chassi e motor. Sua missão é desenvolver seus próprios sistemas de inteligência artificial. A Roborace já realizou dois campeonatos experimentais.

Link: https://www.roborace.com/

EXTREME E

Essa categoria abre um novo capítulo na história do off-road internacional. Utilizando carros elétricos especialmente desenvolvidos para os ralis, a Extreme E disputa suas provas em locais extremos do globo, como a Amazônia ou o Ártico, visando chamar a atenção para a degradação da natureza nestes pontos do planeta. Com Di Grassi como consultor e associado, a Extreme E abriu sua temporada em 2021 já com equipes lideradas por membros célebres, como os campeões mundiais de F-1 Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Link: https://www.extreme-e.com/

eSC

O Electric Scooter Championship (eSC) é o primeiro campeonato internacional focado tanto no esporte quanto no incentivo à implantação da micromobilidade em todo o mundo. O campeonato de patinetes elétricos (scoorters, em inglês) projetados pela equipe Williams de F-1 vai utilizar novos equipamentos de alta performance para competir no coração das principais cidades do mundo. O eSC foi desenvolvido para tornar o esporte a motor mais acessível e sustentável. A iniciativa tem Lucas Di Grassi como sócio e embaixador mundial.

Link: https://esc.live/

EMABAIXADOR DA ONU

Em 2018 Lucas Di Grassi foi apontado como embaixador do Programa da Organização das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Di Grassi foi escolhido por sua atuação em setores que buscam o desenvolvimento da tecnologia da mobilidade limpa, além de ser considerado um porta-voz junto ao público internacional devido à bem-sucedida carreira no automobilismo. O foco do trabalho é a luta para melhora da qualidade do ar nos grandes centros. Segundo a ONU, a poluição atmosférica causa mais de 4 milhões de mortes anualmente.

Link para vídeo do documentário junto com a ONU.

ZERO SUMMIT

Com a primeira edição realizada em 2020, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Zero Summit nasceu da iniciativa de Lucas e dos empresários Rodrigo Pedroso e Carlos Pellicer. O objetivo do evento funcionar como um fórum para divulgar ideias e gerar networking entre os líderes de diversos setores, visando acelerar o processo de transição para um futuro sustentável, mas tendo como foco a inovação através da tecnologia. A edição 2021 está programada para novembro.

Link: https://zerosummit.com/home-pt.html

ESTUDO CIENTÍFICO

Em 2020 Lucas participou de um estudo que coletou informações para o aprimoramento dos sistemas de inteligência artificial (IA) que equiparão os veículos em um futuro breve, segundo expectativa da indústria mundial. Juntamente com os cientistas Shlomi Haar, Inês Rito Lima e A. Aldo Faisal, Lucas assinou o estudo utilizando sistemas de alta tecnologia para mapear as reações do piloto em situações críticas ao volante e dessa forma identificar elementos que ajudarão a IA a ser mais eficiente. O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports e no site da revista Nature, especializados em pesquisas científicas. 

Link: https://www.nature.com/articles/s41598-020-68423-2 

Ícone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone VídeoÍcone Vídeo

FANBOOST

Ajude Lucas na sua próxima corrida, dê um fanboost agora! Contamos com você.

newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.