O paulistano Lucas Di Grassi é o piloto brasileiro mais bem sucedido da década, colecionando vitórias, títulos e o reconhecimento público internacional. É também o maior nome da história do Campeonato Mundial de Fórmula E, somando um título, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares, além de ser o recordista de pódios (32). Em 2015 ele foi apontado como o melhor piloto de endurance e também o melhor competidor da Fórmula E em todo o mundo.
Carreira lucas di grassi
Campeão mundial de Fórmula E em 2017, Lucas é o principal piloto da história desta categoria. Também foi o melhor do mundo na Fórmula 3 (2005), vice-campeão mundial do World Endurance Championship (2016) e o melhor brasileiro nas 24 Horas de Le Mans em todos os tempos – com três pódios em suas participações. De 2005 a 2011, o brasileiro teve envolvimento na Fórmula 1 de diversas formas, seja como piloto oficial (Virgin Racing), de testes (Renault e Pirelli) ou piloto reserva (Renault).
Nacionalidade: Brasileiro
Nascimento: São Paulo, Brasil, 11/08/1984
Educação: Santa Cruz (Ensino Médio), IBMEC (Economia, 2º ano), membro da MENSA
2021 – FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler)
> FIA Formula E
2020 – FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler)
> FIA Formula E: sexto colocado, dois pódios
2019 – FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler)
> FIA Formula E: Terceiro colocado com 2 vitórias, 1 segundo e três pódios.
2018 – FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler) /Stock Car
> FIA Formula E: Vice-campeão com 2 vitórias, 5 segundos lugares e 7 pódios consecutivos (recorde)
> Stock Car: 3 vitórias. Melhor estreante do ano e segundo melhor da história
2017 – FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler)
> Campeão com 2 vitórias, 2 pole positions e 7 pódios
2016 – FIA WEC (Audi Sport Team Joest) / FIA FORMULA E (ABT Schaeffler Audi Sport)
> FIA WEC: Vice-campeão com 2 vitórias, 2 pole positions. 3º nas 24 Horas de Le Mans
> FIA Formula E: Vice-campeão com 3 vitórias
2015 – FIA WEC (Audi Sport Team Joest) / FIA FORMULA E (ABT Schaeffler Audi Sport)
> Piloto de testes da Pirelli na F1
> 3º na > FIA WEC: 4º no campeonato; 1 pódio
> FIA Formula E: 3º no campeonato, 1 vitória6 Horas de São Paulo (FIA WEC)
2014 – FIA WEC (Audi Sport Team Joest)
> 4º no campeonato; 2º lugar nas 24 Horas de Le Mans
2013 – Audi Sport Team Joest
> 2º nas 12 Horas de Sebring
> 3º nas 6 Horas de Spa-Francorchamps
> 3º nas 24 Horas de Le Mans
2012 – F1 (Pirelli) / Audi Sport Team Joest
> Piloto de testes da Pirelli na F1
> 3º na 6 Horas de São Paulo (FIA WEC)
2011 – Fórmula 1 (piloto de testes, Pirelli)
2010 – Fórmula 1 (piloto titular, Virgin Racing)
2009 – 3º na GP2 e piloto-reserva da Renault na F1
2008 – 3º na GP2 e piloto-reserva da Renault na F1
2007 – 2º na GP2 e piloto-reserva da Renault na F1
2006 – GP2 e piloto de testes na F1
2005 – 1º no GP de Macau de F3 (Campeão Mundial); 3º na F-3 Europeia, testes na F1
2004 – F3 Inglesa, 3º no GP de Macau de F3
2003 – 2º na F3 Sul-Americana
2002 – 2º na Fórmula Renault Brasil
1997-2000: Kart, campeão pan-americano (2000)
Um amor pelo esporte
que vem da infância
1988
As predileções do pequeno Lucas sugeriram aos pais que ele gostaria de brincar com um carro de corridas. Aqui, aos quatro anos, ele acelera seu primeiro Fórmula.
1988
Um ano mais tarde, a “carreira” do jovem migrou para os carros de Turismo. Mas nada que indicasse o que estava por vir.
2000
De 1997 a 2000, Lucas disputaria várias corridas de kart, conquistando, entre outras façanhas, o então competitivo Campeonato Pan-Americano.
2002
Vice-campeão, Di Grassi brilhou no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, torneio que revelou várias das principais estrelas do automobilismo nacional.
2003
Com outro vice-campeonato, dessa vez na Fórmula 3 Sul-Americana, Lucas se preparava para iniciar sua carreira na Europa, centro mundial do esporte.
2004
Em sua primeira temporada completa na F-3 internacional, Di Grassi destacou-se com um pódio (terceiro lugar) no GP de Macau, competição que viria a ser considerada o Mundial da categoria.
2005
Considerada por muitos como a pista mais difícil do Mundo, Macau viu Lucas tornar-se campeão mundial ao vencer o tradicional e cobiçado GP disputado lá.
2005
Lucas também conquistou o 3º lugar no Campeonato Inglês de F-3 e seu talento já chamava a atenção, a ponto de ser convidado para testar um carro de F-1
2006
Entre 2006 e 2009, Lucas foi duas vezes terceiro e uma vez vice-campeão da GP2 (atual Fórmula 2), além de ser piloto de testes e terceiro piloto da equipe Renault de F-1.
2010
Di Grassi realizou o sonho de competir na F-1 em 2010, pela equipe Virgin Racing. Mas o carro era ruim demais: “Quando íamos muito bem, ficávamos em 14º. Nunca fomos competitivos”, conta ele.
2011
Em uma espécie de “ano sabático”, Lucas permaneceu como piloto de testes de Fórmula para a fornecedora de pneus oficial da categoria, a Pirelli.
2012
Enquanto ainda testava para a Pirelli, Di Grassi foi convidado pela Audi para disputar as 6 Horas de Interlagos do WEC. Terceiro colocado na estreia, Lucas é o principal nome da fábrica até hoje.
2013
No ano seguinte Di Grassi ajudou a Audi a conquistar o vice-campeonato nas 12 Horas de Sebring e também o terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais importante do mundo.
2014
Di Grassi foi quarto colocado no Mundial de Endurance (WEC) e vice-campeão das 24 Horas de Le Mans, sempre pela Audi.
2015
Quarto colocado no WEC, Lucas foi terceiro na estreia do Mundial de Fórmula E, vencendo também a primeira corrida da história da categoria, na China.
2016
Com o vice-campeonato, Lucas teve seu melhor ano no Mundial de Endurance, com mais um pódio em Le Mans – onde permanece como o brasileiro mais bem-sucedido da história.
2017
A consagração no Campeonato Mundial de Fórmula E veio nesta temporada, com Lucas conquistando seu primeiro título e se firmando como o principal nome da competição até hoje.
2017
A família é presença constante na vida de Lucas. Aqui a esposa, Bianca, deseja boa sorte na rodada dupla que determinou a conquista do título, no Canadá. Funcionou.
2017
Foi também o ano em que Lucas conquistou um de seus vários Capacetes de Ouro, premiação considerada o Oscar do automobilismo. Ele ficou com a honraria em 2007, 2008, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Foi ainda Capacete de Prata em 2015 e de Bronze, em 2010. Em 2017, recebeu ainda o Capacete Especial Senna e o Capacete Especial Sid Mosca.
2018
Em outro ano espetacular, apesar dos problemas no carro Lucas conquistou o vice-campeonato Mundial de F-E, além de se tornar o segundo melhor estreante da história da Stock Car, mesmo correndo simultaneamente na F-E.
2018
Neste ano, Di Grassi conquistou sete pódios consecutivos no Mundial de Fórmula E, o que o ajudou a manter o recorde neste quesito na categoria.
2019
Di Grassi novamente foi protagonista no competitivo Mundial de F-E, terminando a temporada no terceiro lugar.
2020
Com o carro rendendo pouco e a Audi prestes a anunciar sua saída da F-E, fato que vai se concretizar em 2021, Lucas terminou o ano em sexto durante uma temporada atípica.