REDES SOCIAIS       
Audi E-tron FE07, Cutaway View

F-E: com carro novo, Di Grassi volta a acelerar em testes coletivos

Pista de Valência, na Espanha, receberá todo o grid do Campeonato Mundial a partir deste sábado

Lucas Di Grassi começa sua campanha para a temporada 2021 da Fórmula E neste sábado (28), quando a equipe Audi Sport participará dos treinos coletivos do Campeonato Mundial, marcados para acontecer até o dia primeiro de dezembro, na próxima terça-feira, em Valência (Espanha). Será também o primeiro contato oficial do piloto brasileiro com o modelo Audi e-tron FE07, com destaque para o novo motor MGU05, que pela primeira vez foi totalmente desenvolvido pela fábrica alemã. A temporada da categoria terá início oficialmente no dia 16 de janeiro, no Chile.
“A Audi conseguiu produzir um conjunto de tração, o powertrain, mais leve e mais eficiente. E vamos colocá-lo à prova na prática em Valência”, destaca Di Grassi. “Por exemplo, a economia de peso com o inversor foi de 35kg, somente isso já é um enorme ganho em termos de engenharia. O sistema elétrico-eletrônico na Fórmula E é muito importante e determina grande parte do que o carro será capaz de fazer”, finalizou Di Grassi.

Eficiência – Para chegar ao melhor resultado, a equipe Audi Sport investiu muito em testes que levaram o novo powertrain ao limite em todas as condições possíveis. “Os engenheiros chegaram a números muito expressivos. O powertrain atingiu um índice de eficiência de 95%. Se você considerar o inversor sozinho, o índice é de 97%. Isso mostra não apenas que os motores elétricos são muito promissores em termos de uso em veículos, de corrida ou de rua, mas também é um sinal que a Audi novamente está utilizando muito bem a oportunidade de desenvolvimento oferecida pelo ambiente da Fórmula E. Se você comparar esse motor com um motor a combustão que entregue a mesma potência de 250 kW, nossa eficiência é praticamente o dobro”, avalia o piloto brasileiro.